CANCHIM


Ao Sr. Pecuarista (ou interessado na raça Canchim):

 

Se você é um pecuarista preocupado em atender as exigências do mercado externo e também do interno (carne tenra e com pouco gordura), e se você está interessado em obter o melhor retorno econômico, a solução é partir para o cruzamento industrial para obter o novilho precoce. Ou seja, encontrar formas para reduzir o ciclo ou tempo de cria/recria/engorda. Isto tudo, sem esquecer as condições brasileiras de pastagens que requerem rusticidade (pasto seco no inverno, calor excessivo no verão), resistência aos parasitas internos (vermes) e externos (carrapatos, bernes, moscas). São muitas as raças testadas no Brasil, mas uma das raças que desponta com grandes vantagens, confirmadas por estudos de Embrapa, Associações, Centro de Pesquisa, Universidades e estudiosos, é sem dúvida a raça CANCHIM.


A raça CANCHIM foi criada pela Embrapa de São Carlos (SP) na década de 40 para melhorar o rebanho brasileiro. Desde então a raça CANCHIM ganhou espaço e reconhecimento de norte a sul.

Para melhorar o resultado econômico da atividade pecuária, reduzindo a idade de abate e produzindo carne de boa qualidade, o caminho é o cruzamento industrial, ou seja, a produção de novilhos precoces. O choque de sangue europeu traz precocidade aos zebuinos, permitindo ganhar 1 a 2 anos, o que reduz a idade de abate para 2 a 2,5 anos em vez de 4 a 4,5 anos; da mesma forma antecipa em 1 a 2 anos a idade de cobertura da novilha cruzada.

Para aproveitar touros de raça pura européia, como estes tem dificuldades para enfretar as condições rústicas de campo, é necessário apelar para a inseminação artificial, trabalho impraticável na maior parte das fazendas deste Brasil afora. É sabido que touros europeus puros tem perfomance muito baixa para a cobertura a campo, sendo até mesmo impossível utilizá-los por não suportarem as condições do clima tropical, e dos parasitas internos e externos. O CANCHIM foi a forma encontrada pela Embrapa para levar o choque de sangue europeu à vacada nelore, com cobertura direta no campo, faça chuva, faça sol. O CANCHIM, pela rusticidade herdada do zebuino (3/8), é rustico, come qualquer capim, resiste aos parasitas, mantém-se ativo cobrindo as vacas em qualquer temperatura sem procurar a sombra; dos charoles (5/8) o CANCHIM herdou a precocidade. Todas estas qualidades são transmitidas aos bezerros e novilhas, dando a tão desejada precocidade, antecipando a receita de pecuarista, e economizando 1 a 2 anos de pasto a ser ocupado com novos rebanhos, ou nova "safra".

Uma outra enorme vantagem do cruzamento de touros Canchim com vacas Nelore é o aproveitamento das fêmeas. Elas são precoces e rústicas e, criadas a campo podem ser cobertas ao redor dos 24 meses. Essas fêmeas, bem como suas filhas, netas etc. podem ser cobertas indefinidamente por touros Canchim, pois continuarão tendo filhos rústicos que nunca ultrapassarão 5/8 de sangue europeu e terão sempre, no mínimo, 3/8 de sangue zebu.

Sendo o único touro economicamente viável para o cruzamento industrial a campo, o Canchim também é usado no repasse da inseminação por quem está usando o sêmen de raças européias, puras para fazer o cruzamento industrial.

Assim, o touro Canchim é a grande alternativa para a produção de novilho precoce.

Os touros Canchim apresentam as seguintes vantagens a campo:

  • É uma raça sintética, formada por 5/8 Charolês e 3/8 Nelore;
    É uma raça criada para as condições brasileiras, adaptando-se perfeitamente em todo o território nacional, como demonstrado por criadores de Roraima ao Rio Grande de Sul os bezerros nascem com;
  • Baixo peso, não dando problemas de parto na desmama o peso é superior ao dos zebuinos;
  • Tem excelente desenvolvimento após a desmama, com bom ganho de peso;
  • O produto (bezerro) do cruzamento tem 5/16 (pouco mais que 1/4) de sangue europeu, mas mantém a precocidade do europeu (grande ganhador de peso);
  • As novilhas cruzadas (1/2 Canchim e 1/2 Nelore) serão excelentes matrizes, precoces, férteis, desmamando bezerros bem mais pesados que os das vacas nelores. Podem ser cruzadas novamente com touro Canchim (sem problema de consangüinidade), permitindo a utilização sucessiva de touros de uma única raça, o CANCHIM.
 



A Solução para a produção do novilho precoce a campo:
  • Pelagem clara;
  • Rústico a campo;
  • Fértil a campo - acima de 85% prenhez positiva;
    em fêmeas aneloradas a campo;
  • Precoce em ganho de peso e terminação;
    em de carcaça.

SÊMEN À VENDA
 
 
ESTÂNCIA CANTA GALO
VALENTIN IRINEU SUCHEK
Tel: (11) 3891 1994 / (11) 9 9983 4551 (Valentin)
Tel: (15) 3207 7269 / (15) 9 9730 6923 (Rodrigo / Fazenda)
email:valentin.suchek@gmail.com